10 outubro 2014

Annabelle trabalha o terror com sutileza conseguindo assustar e emocionar


Annabelle é uma introdução do filme Invocação do Mal (The Conjuring), The Conjuring é baseado em uma história real. Seu roteiro é apoiado na vida de um casal de investigadores paranormais, Ed e Lorraine Warren. Durante a sua carreira, eles averiguaram diversos casos, entre eles o suposto massacre de The Amityville Horror e os estranhos acontecimentos que ocorreram com a família Perron em 1970, evento que é retratado em The Conjuring.

O filme começa em 1968 com a mesma cena de abertura de The Conjuring, em que duas mulheres e um jovem está dizendo a Ed e Lorraine Warren sobre suas experiências com uma boneca chamada Annabelle que eles acreditam ser assombrada. Um ano antes, em 1967, John e Mia Gordon estão esperando seu primeiro filho. John dá a ela uma boneca que ela vem tentando encontrar. Mia adora e coloca-la com o resto de sua coleção de bonecas. À noite, Mia ouve um assassinato que ocorre em seus vizinhos, os Higgins, e é atacada por uma mulher segurando a boneca, e um homem cúmplice.





Daí em diante, a boneca de fato se revela como sendo um objeto que fez parte de um ritual satânico, atraindo demônios ao lar da família Gordon, com um objetivo aterrorizante, eles querem a alma da filhinha do casal.


Comparado a The Conjuring, Annabelle acaba fazendo jus a fama de um spin-off, que geralmente são inferiores a obra original. Para quem está familiarizado com o genêro, o filme não traz nada de tão novo, ou que seja capaz de impressionar o público com uma novidade completamente original, mas cumpre bem o seu papel, principalmente por apresentar o terror com sutileza e leveza, não sendo nenhum pouco associado ao genêro de terror trash, como a trilogia original de Chuck, que provoca mais risos do que medo.


Annabelle se assemelha mais ao último filme do brinquedo assassino, A Maldição de Chuck, tanto pelo drama familiar que ambos os filmes apresentam, quanto pela forma mais indireta em abordar o terror. 
Annabelle ainda consegue ser mais sutil, afinal de contas ela não vai pegar nenhuma faca para tentar matar alguém, o papel dela é outro, sendo basicamente um amuleto do mal. 

O filme também consegue emocionar, ao mostrar em detalhes o afeto e a fragilidade de uma linda família recém formada, que passa a sofrer terrores em uma série de acontecimentos que levam a um final satisfatório para a maioria do público. 

Annabelle está em cartaz em todos os cinemas brasileiros.

Nota: 8/10


Veja o trailer do longa:

 

Annabelle - Trailer Oficial Legendado por filmow
ATENÇÃO: Os comentários postados no Portal Celebrinando são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Pesquise

Custom Search

Veja também...