19 junho 2015

66% dos jogadores de Console, FPS e MMO são homens, diz pesquisa americana

Feministas interessadas por tecnologia tem constantemente reclamado que os games (os mais atacados são os de ação e tiro) de um modo geral, focam muito mais no público masculino que no feminino, e por isso são taxados de "machistas". Elas usam a pesquisa realizada pela ESA, que no ano passado revelou que 48% do público gamer é mulher. Um detalhe, na pesquisa desse ano, o número de mulheres jogadoras caiu para 44%.




O que elas deixam de mencionar, é que as pesquisas da ESA, tanto 2014 como 2015, apenas mostram os números baseado em jogos de um modo geral, não separando a preferência por gênero. Ou seja, essa porcentagem engloba desde GTA até literalmente Farmville. Pois então, estaria errada a indústria e o marketing de jogos em se voltar mais para o público masculino? Pesquisas recentes mostram que definitivamente não.

Os números vem de duas empresas de pesquisa de mercado que revelam as preferências masculinas e femininas ao escolher um game. A primeira pesquisa foi encomendada pelo site de jogos Joystick/Engadget, e mostra que 66% do público de jogos de FPS (tiro em primeira pesssoa), como Call Of Duty e Bioshock, e MMO (RPG Online) como Final Fantasy XIVWorld of Warcraft, são homens.


















A pesquisa também analisa o gênero de RPG, esse sim, nos Estados Unidos (onde a pesquisa aconteceu), 53,6% são mulheres, que também representam a maioria do mercado de jogos Mobile (Celular) com 57,8%.

Já na categoria Digital Console (Que envolve jogos de todos os gêneros comprados digitalmente através de console de videogame, como Playstation e Xbox), homens somam 63% do público. O estudo foi conduzido através de algumas pesquisas realizadas durante o ano passado, sendo que a cada vez pelo menos 1000 pessoas foram questionadas. Toda a metologia pode ser encontrada aqui. O estudo foi comentado no fórum NeoGaf.

A outra pesquisa foi realizada pela Flurry em 2013, e também revelou a preferência de gêneros de jogos, por homens e mulheres, mas dessa vez somente em jogos mobile. Os gráficos apenas confirmam a tendência de homens para gêneros que envolvem ação, tiro e violência. Isso pode ser visto no simples gráfico abaixo, e lido em detalhes aqui.


Também foi disponibilizado o gráfico de barras abaixo, e detalhado aqui.



Isso apenas mostra o que qualquer gamer ávido já sabe, afinal isso é o que vemos em qualquer meio de jogo hardcore, seja ele online ou físico, e presenciado em eventos de lançamentos de jogos no mundo todo, veja imagens e tente procurar mulheres:







Devemos sim ser a favor da inclusão, afinal 34% do público importa muito, mas reclamar do foco as vezes ser no público masculino, é simplesmente ignorar os fatos, história e a realidade, que parece ser ainda muito mais masculina do que mostra nas pesquisas.
ATENÇÃO: Os comentários postados no Portal Celebrinando são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Pesquise

Custom Search

Veja também...